Maitê Proença viverá a insossa Clara em Torre de Babel
Maitê Proença está sofrendo. E a culpa é de Clara, sua personagem em Torre de Babel, novela que substituirá Por Amor a partir de 25 de maio. Sempre que entra no estúdio para interpretar a jovem introspectiva e desencantada da vida, ela faz um grande esforço de concentração.
— Não posso nem brincar com os colegas, para não me dispersar e deixar a Clara escapar. Saio da gravação entalada, porque ela tem um mundo interior muito denso, discreto, que não mostra a ninguém. É muito acúmulo de energia — suspira a atriz.
Bonita e extrovertida, Maitê ficou receosa quando aceitou o convite do autor Sílvio de Abreu para viver Clara. Temia estar deixando de lançar mão de seus dotes naturais antes da hora.
— Não tenho mais 17 anos, estou num momento da vida em que o glamour que poderei oferecer é menos exterior; achei por um instante que seria uma temeridade adiantar as coisas. Mas o Silvio me seduziu com a estranheza da Clara e eu aceitei. Decidi não usar nenhuma das minhas "muletas" na novela. Não posso fazer charme, estar bela. Estou como uma freira enclausurada — brinca.
Impossível imaginar Maitê sem graça, mas ela diz que vai fazer o possível para dar credibilidade à personagem.
Vontade de mergulhar de cabeça no novo trabalho
— A Clara é destituída de vigor, de viço, de brilho. Tenho que ficar muito atenta para fazer com que ela apareça dessa forma em cena — explica a atriz, que surgirá pela primeira vez na trama servindo uma simples aspirina para o empresário César Toledo, interpretado por Tarcísio Meira.
Clara sofrerá uma pequena mudança já no início de Torre de Babel. Vivendo de favor na casa da irmã de criação, Marta Toledo (Glória Menezes), mulher de César, ela será cortejada pelo pedreiro Clementino (Tony Ramos), que deseja se vingar do empresário e ex-patrão pondo uma bomba no shopping que ele construiu.
Ela se interessará por Clementino, mas logo descobrirá suas verdadeiras intenções. Só que, à esta altura, o pedreiro já estará apaixonando. É aí que acontece a explosão do shopping e o casal tem sua relação estremecida pela dúvida: terá sido Clementino o autor do crime?
Empolgada com a trama, Maitê considera que esta seja sua volta às novelas depois de Felicidade, de 1991, outra história em que formou par romântico com Tony Ramos. Ela nem fala de Cara & Coroa, trama da qual participou até o capítulo 40, antes de ser subitamente afastada, apesar do sucesso de sua personagem:
— Fiquei muito tempo envolvida com a maternidade (Maria, sua filha, tem 7 anos) e com a investigação da minha espiritualidade. Agora, estou com muita vontade de atuar. Quando aceitei fazer esta novela, não pedi nenhuma das condições especiais com que trabalho normalmente, como o estabelecimento de um horário predeterminado. Quis estar totalmente disponível.