A A A
O segredo dos seus olhos

Revista Estilo - Agosto/2010
 


 
 
A palavra-chave para entender MAITÊ PROENÇA é sedução. Aos 52 anos, ela brilha no papel de uma milionária conquistadora em Passione e encanta o público mais uma vez com seu olhar fascinante

por Manuella Menezes
fotos Fernando Louza
edição de moda Carla Raimondi
 
 
 
 
 
 

 

Rio de Janeiro, praia de Ipanema, julho de 2010. Uma mulher linda, com um vestido preto leve e elegante, surge no hall do Hotel Fasano. Ela tem olhos azuis, os cabelos claros, soltos, está quase sem maquiagem e olha adiante com firmeza e serenidade. Parece não se dar conta que fez o lobby inteiro parar. Aos 52 anos, Maitê Proença tem aquela presença magnética, luminosa. Não à toa, roubou a cena na novela Passione, da Rede Globo.

No papel de uma mulher casada, que conquista homens mais jovens para viver casos de uma tarde só, Maitê lança um olhar arrebatador, que deixa clara suas intenções sem precisar verbalizar uma palavra. "Pouquíssimas artistas conseguiram incorporar uma mãe de família refinada e, ao mesmo tempo, sensual sem cair na vulgaridade", acredita Silvio de Abreu, autor da trama. "Ela atravessa uma fase deslumbrante", diz Reynaldo Gianecchini, também no elenco da novela. "Quando entra no estúdio, hipnotiza todo mundo."

Ao vivo, a atriz é simpática, fala com todos, ri bastante, mas sem trejeitos nem exageros. Durante a entrevista e a sessão de fotos para a ESTILO, feita na luxuosa suíte do quinto andar, Maitê conversa o tempo todo olhando nos olhos. "A gente seduz desde o dia em que nasce e desenvolve esse talento com o passar do tempo. Mas nem sempre o objetivo é sexual", diz. "Às vezes, a intenção é ser apreciada. A sedução vira uma forma de se relacionar". Do ponto de vista dos amigos e dos colegas de trabalho, é admirada pelo sex appeal quanto pela aura zen e misteriosa. "A beleza torna muitas mulheres tensas, arrogantes. Maitê, no entanto, é dona de uma autoestima sólida e serena, como a das crianças pequenas, a dos monges budistas", diz a atriz Graziella Moretto. As duas conviveram bastante durante as gravações de Da Cor do Pecado e Três Irmãs, de 2004 e 2008. Edwin Luisi, o par romântico em sua primeira novela, As Três Marias (1980), é outro fã. "Ficava extasiado toda vez que contracenava com ela. Falava que um dia iria me perder nos seus olhos."

Se sua beleza sempre foi evidente, a própria Maitê afirma ter demorado a percebê-la. Ela nasceu na cidade de São Paulo, mas cresceu em Campinas, no interior do estado. Na infância, estudou em uma escola americana, destinada, em sua maioria, aos filhos de industriais e missionários estrangeiros. Lá aprendeu a falar bem inglês, e a praticar esportes e teve uma formação cultural rica. Depois, passou boa parte da sua adolescência em um colégio luterano, no qual a aparência não contava tantos pontos. "Só fui tomar consciência da importância da beleza ao chegar ao Rio de Janeiro, no começo da minha carreira", diz ela.

Hoje, a alimentação é seu principal cuidado para se manter bonita e disposta. A atriz, que já foi macrobiótica convicta, agora é menos radical. Come peixe, frutos do mar, aves selvagens e galinha caipira. Só evita carne vermelha e produtos industrializados. Delícias criativas, como risoto de brócolis com camarão e queijo de cabra e salada com molho de melado e canela, aparecem nas refeições. São preparadas por Joana, sua cozinheira, mas ela dá palpite em tudo: escolhe o menu, pesquisa o valor nutricional dos pratos e faz adaptações nas receitas. Usa ghee (uma pasta indiana) no lugar da manteiga e a maionese é caseira, à base de ricota, iogurte e azeite.

Maitê tem verdadeira paixão pela culinária saudável e saborosa. Para ela, a cozinha ou a mesa de jantar são ótimos cenários para as conversas que tanto aprecia. "Não confio em gente que não gosta de comer e beber. Acho muito estranho uma pessoa que não tem apetite", diz. "Na minha casa, fazemos diariamente as refeições à mesa, a TV fica desligada. A gente senta, come e fala. Nunca falta assunto."

Com 52 kg bem distribuídos em 1,63m de altura, seu ritual inclui tomar um copo de água quente ao acordar, passar filtro solar até para ler o jornal dentro de casa e praticar pilates ou caminhada na esteira. Nos fins de semana, percorre trilhas em lugares de paisagem exuberante, com a Serra dos Órgãos. Tratamentos a laser indicados pelas dermatologistas cariocas Gisele Torok e Juliana Piquet estão em seu cardápio de beauté. "Sou louca para descobrir os segredinhos de beleza da Maitê, como o hidratante que só ela sabe a fórmula e as misturas de esmalte que inventa", diz a atriz Tammy Di Calafiori, que vive a filha de sua personagem, Stela, em Passione.

Se o assunto é moda, a diversão é trocar roupas com a filha, Maria, 20 anos. Ela pega blusas de seda da mãe para dar toques sofisticados ao guarda-roupa e veste com jeans ou short de alfaiataria, e a mãe empresta bolsas grandes e coloridas para compor com as peças mais neutras que costuma usar. Quando podem, as duas conferem as tendências in loco. No último Fashion Rio, estavam na primeira fila do desfile da Lenny. "Nesses momentos, gosto de observar o que ocorre nas passarelas e fora delas. É curioso como as pessoas se produzem de forma muito semelhante quando querem parecem antenadas. "Quanto ao seu DNA fashion, ela diz: " Sou esportiva, despojada, mas de lua. Há dias que demoro para me arrumar, quero ficar impecável. Em outros, dou vazão ao desejo de sair bem à vontade."

Nos 30 anos de carreira, ela já fez 11 peças de teatro, 20 novelas e seis séries de TV. transformou-se em sex symbol em Dona Beija (1986), quando encantou o país com cenas de nudez. Foi apresentadora do programa Saia Justa, do canal GNT, até o começo de 2010 (nos anos 1980, já tinha comandado outras duas atrações da Rede Manchete). No cinema, participou de 19 filmes. Sua história na literatura também é bem-sucedida. Tem dois livros publicados, escreveu duas peças e, por mais de um ano, publicou crônicas para uma revista semanal de informação.

Entre um trabalho e outro, rodou o mundo em viagens exóticas e de autoconhecimento. Curiosa por religiões, já causou polêmica ao se aproximar da umbanda, do candomblé e, especialmente, do santo-daime. Na verdade, desde que estreou na TV, Maitê sempre esteve sob os holofotes, no foco das atenções da imprensa e do público. Durante as fotos deste ensaio, por exemplo, bastaram alguns cliques na varanda do hotel para um pelotão de paparazzi de plantão se postar no calçadão da praia em busca de flagras. De tocaia, à distância, eles anteciparam um pouco o clima intimista da sessão em imagens que pipocaram nos sites de celebridade no mês passado. E Maitê, mais uma vez, atraiu todos os olhares.