Ela está dando o que falar na novela das 9. E não é só por causa da personagem ousada. Exuberante e em plena forma, ela inspira mulheres de todas as idades e, aqui, revela os segredos da beleza e da disposição que tem de sobra.
Quando você fica frente a frente com Maitê Proença, é impossível não se perguntar como ela consegue continuar linda e radiante apesar da passagem do tempo. A pele brilha, o cabelo é farto, o corpo magro e o astral está nas alturas. Não foi por acaso que o diretor Silvio de Abreu a escolheu para interpretar Estela, uma verdadeira devoradora de homens na trama das 9. Na novela, ela seduz desconhecidos sem o menor esforço. Detalhe: eles são sempre gatos e bem mais jovens. A estrela pode. Afinal, aos 52 anos, Maitê aparenta, no máximo, 40. Sua fórmula da juventude? A alimentação, desde sempre leve e equilibrada. “Estudei nutrição por conta própria durante anos e aprendi muito sobre o poder dos alimentos”, diz. “Acredito que as calorias são menos importantes do que o valor nutricional da comida. Se o que como faz bem, não engordo.”
Quanto mais fresco, melhor
Na adolescência, Maitê seguia à risca os princípios da dieta macrobiótica, bem restritiva. Com o tempo, se tornou menos radical,mas ainda evita carne vermelha e alimentos industrializados. O que não falta na dieta são frutas, muitas frutas, principalmente no café da manhã. “São perfeitas para começar o dia, pois levam só 20 minutos para serem digeridas e ajudam a eliminar toxinas”, fala. Ela também é fã da ração humana, um mix de cereais e sementes que prepara em casa e consome todo dia. “Como pura mesmo. Além de crocante e saborosa, faz um bem enorme. Quem não gostar pode misturar com iogurte”, sugere.
Em casa, a cozinheira Joana prepara refeições bem coloridas, garantia da fartura de vitaminas. Maitê também faz questão de bons temperos e apresentação caprichada dos pratos, que levam sempre bastante legume, verdura e peixe. “Trago do sítio folhas de bananeira para forrar a bandeja, por exemplo. O visual alegra os olhos e faz a comida parecer ainda mais gostosa.”
Exercício para viver mais
Durante vários anos, Maitê foi adepta das posturas vigorosas da power ioga. No final do ano passado, porém, descobriu o pilates, que se mostrou a solução perfeita para as dores nas costas que acompanham a atriz há anos. “Já quebrei algumas vértebras por causa de acidentes que sofri de cavalo, de moto e até de bicicleta”, conta. “Hoje, não posso mais praticar atividades que sobrecarreguem a coluna”. As aulas particulares com a professora Lílian Vidal, do Rio de Janeiro, acontecem duas vezes por semana durante uma hora (veja o treino de pilates de Maitê Proença no site www.boaforma.com.br). Pode até parecer pouco, mas com concentração nos movimentos e consciência corporal, Maitê conquistou mais tônus moscular e já consegue executar posturas bastante avançadas. “Fazer benfeito, mesmo que poucas vezes por semana, é diferente de simplesmente fazer. Você percebe que o exercício realmente está funcionando”, observa.
Nos outros dias da semana, ela procura caminhar 30 minutos na esteira, o que pode variar de acordo com a agenda de gravação. Maitê também é excelente nadadora, mas lamente ter que abandonar a piscina por causa da novela. “A natação exige um ritual mais complicado, por causa do cloro no cabelo e do protetor solar, que não dá para ficar sem.” Seja qual for a modalidade, para a atriz, o objetivo vai além da estética. “Treino sempre com prazer e pensando na velhinha de 85 anos que serei um dia”, diz.
Cuidado máximo com a pele
Nem mesmo a TV digital, que revela até as pequenas imperfeições nos mínimos detalhes, consegue desvalorizar a pele radiante de Maitê. Qual a receita? Laser! Como é sensível a cosméticos industrializados e ácidos, mesmo os manipulados, ela buscou na luz intensa pulsada e no laser fracionado Starlux, aplicados pelas dermatologistas Juliana Piquet e Gisele Torok,as duas do Rio de Janeiro, a solução para rugas, manchas e flacidez, que, não tem jeito, aparecem com a idade. De quebra, os tratamentos estimulam a produção de colágeno e adiam a aplicação de toxina botulínica – motivo de comemoração para a bela.
Ela também foge do sol o quanto pode, e a preocupação vai além do rosto. No verão passado, por exemplo, ela viajou para o Caribe e levou na bagagem roupas feitas de tecido com filtro UV. “Parecia um ET na praia, com uma camada grossa de filtro solar e blusa de gola alta”, conta. “Mas não ligo. Esse cuidado é o segredo da pele que tenho hoje, mais jovem do a de muita garota.”
Um luxo de cabelo
Maitê não costuma variar a cor dos fios (faz apenas luzes para iluminar o visual) nem apostar em hidratações ou produtos sofisticados. “Prefiro xampus baratinhos, que deixam meu cabelo volumoso. Já experimentei marcas caras, mas os fios ficam murchos, sem vida”. Simplicidade, aliás, é a marca registrada da estrela. Prova é que, em vez de frequentar salões badalados, prefere a cadeira da cabeleireira Maria, do salão Biboca, que fica no andar térreo do prédio onde mora, em Copacabana. “Ela é ótima e faz as luzes do jeito que gosto.”
Além de linda, ela é inteligente. Conheça Maitê mais de perto e descubra o que ela gosta de vestir, ler, ouvir...
Perfume preferido
Bom é aquele que não incomoda as pessoas. Não tenho usado nenhum, mas quero lançar uma fragrância um dia.
Claro, vou testar vários cheiros até encontrar um que seja a minha cara.
Roupa que não sai de moda
Camisa branca.
Salto ou sapatilha?
Salto, mas não altíssimo. Quando posso, adoro calçar sandálias de dedo.
Jeans ou vestido?
Vestido. Gosto de modelos Armani, pois o corte valoriza qualquer mulher. Mas sempre combino com acessórios, que dão um ar mais divertido e personalizado.
Maquiagem
Só uso pra trabalhar, pois tenho pele sensível. Mas um corretivo para os olhos é sempre bom.
Livro
Gosto de romances históricos. Quando bem escritos, nos ensinam muito. Estou lendo Minha Casa do Outro Lado do Atlântico, de Helene Cooper, e Brazil, de Errol Lyncoln Uys.
Música
Todas do Chico Buarque.
Comer é um prazer para a atriz, que fz questão de incluir alimentos frescos e integrais na dieta. Os benefícios vão além do corpo em forma. “Quando você come com consciência e respeito pelo seus corpo, vive mais”, diz.
Opção 1
1 pote de salada de frutas 6 col. (chá) de ração humana caseira
2 fatias de pão integral (se quiser, passe geleia sem açúcar)
1 xíc. (café) de café com cevada
Opção 2
1 copo de suco
1 fruta de cor diferente (exemplo: suco de tamarindo ou carambola + 1 maçã)
6 col. (chá) de ração humana caseira
3 biscoitos de aveia
1 xíc. (café) de café com cevada
Opção 1
2 col. (sopa) de arroz integral
1 concha de feijão
1 panqueca de ricota com molho de tomate ou bechamel
2 col. (sopa) de batata gratinada com ervas
Opção 2
1 prato de salada de folhas com molho de laranja-lima
2 espetinhos de frango grelhado com manga
Legumes refogados à vontade
Opção 3
1 prato de salada de repolho roxo com pera e nozes
2 col. (sopa) de arroz integral
1 colher de servir de camarão com peixe na moranga
Mostarde refogada à vontade
Opção 4
1 prato de salada de alface-americana com melão e brotos de lentilha
2 col. (sopa) de arroz integral
2 col. (sopa) purê de maçã v
1 colher de servir de frango xadrez
Vagem cozida à vontade
Opção 1
1 col. (sopa) de arroz integral
1 colher de servir de bacalhau ao forno com pimentão, batatas cozidas, ovos, azeitonas, cebola e azeite
Couve e cenouras refogadas à vontade
Opção 2
1 prato de salada de ervilha com croùtons de alho
1 colher de servir de camarão na moranga ou 1 porção de nhoque de espinafre com molho ao sugo
Palmito assado fresco com ervas finas à vontade
Opção 3
1 prato de salada de folhas
1 perdiz recheada ou 1 peito de frango cozido
2 col. (sopa) de purê de batata ou 2 col. (sopa) de farofa de banana e ovos
Figos recheados com cream cheese
Opção 4
1 prato de salada de arroz integral e kani
1 filé de peito de frango
Ervilha e vagem refogadas à vontade
10 mandamentos à mesa
Equilíbrio é o segredo da saúde e juventude para Maitê. Confira alguns princípios que orientam a dieta da atriz
1 - Consumir alimentos de várias cores na mesma refeição.
2 – Quando extrapolar, desintoxicar o organismo comendo apenas um tipo de alimento durante um período do dia (ela prefere uma fruta ou pão integral).
3 – Comer frango caipira, sem hormônios.
4 – Nunca passar fome, para não exagerar na refeição seguinte.
5 – Optar por salgados assados, jamais fritos.
6 – Escolher a versão normal de um prato saudável (em vez de light) e deminuir a porção.
7 – Investir nas proteínas vegetais, como as do cogumelo shiitake.
8 – Fugir dos refrigerantes e bebidas gaseificadas.
9 – Se não der para resistir a um doce, compensar comendo mais leve na próxima refeição.
10 – Usar shoyu em vez de sal. Dá sabor aos pratos e é rico em cálcio, proteínas ferro e vitaminas B1 e B2.
A ração humana da Maitê
Ingredientes
500 g de farelo de aveia
500 g de farelo de trigo
100 g de castanha-do-pará
250 g de quinua em flocos
250 g de gérmen de trigov
500 g de leite de soja em pó
100 g de semente de linhaça
50 g de levedo de cerveja
50 g de colágeno em pó ou gelatina natural
Açúcar mascavo à gosto
Modo de Fazer
Bata todos os ingredientes juntos no liquidificador e guarde em um pote de vidro. Você pode consumir sozinha ou misturada no iogurte ou suco.